Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mais fases

Na quarta passada aconteceu de tudo, ou quase tudo. Bia de manhã disse "Mamãe, quero fazer xixi no meu 'piquiniquinho' " e lá fui eu pegar o tal troninho, achante que a Bia ia finalmente batizá-lo. Que nada! Só migué... Daí cheguei do trabalho de noite e o marido disse "Resolvi deixar a Bia sem fralda hoje a noite. Ela fez cocô duas vezes e eu tive que sair atrás dela limpando o chão...". Juro, nós não combinamos de um tentar de dia e outro tentar de noite. Daí eu venho pra mesa ler a agenda da escola pra ver o que ela tinha comido, o que tinha feito, daí vejo uma circular pregada dizendo "Prezadas famílias, na sexta-feira 29 estaremos fazendo uma festinha com nossas crianças pra comemorar o dia das bruxas. O que vocês mandarem será muito bem vindo e quanto à fantasia vale abusar da criatividade. Vale bruxas, duendes, princesas, fadas...blabláblá, a direção".
Legal, é? Como disse a minha mãe, eu jamais teria que ter dúvidas sobre levar ou não a minha filha nesse "tipo" de festa, mas confesso que coloquei o pé na frente imaginando a Bia fantasiada de fadinha e brincando com seus coleguinhas numa festa que, sinceramente, é só mais um dia. Pra mim, Jéssica, é só mais um dia! Afinal ela não foi, mas no lugar teve uma tarde no parquinho com o pai e tenho certeza de que ela curtiu bastante. Engraçado que aqui no Rio, pelo menos aqui pela zona sul, a quantidade de escolas católicas é "predominante", mas existem outras, e essas outras não são denominacionais. Não é que nem Manaus que a gente vê uma escola com um Batista no meio do nome. Tem a minha querida escola que só de escutar o nome eu volto lá pela memória, IBA (Instituto Batista do Amazonas), tem a EBI (Escola Batista Integral), tem o IBIN (Instituto Batista Ida Nelson), tem o CEBAM (Centro Educacional Batista das Américas); e isso tudo num raio de sei lá, 3 quilometros??? Só sei que aqui não é assim e a gente se vira como pode, e ão foi diferente ao colocar a Bia na escola. Feliz ou infelizmente, aqui há todo tipo de comemoração nas escolas e isso se estende às turmas de maternal, pré e afins. Sem hipocrisia? Levaria a Bia, mas confesso que talvez a minha consciência ia me acusar mais tarde. Gente, será que quem faz a complicação sou eu e minha mãe tem razão em dizer que eu não deveria ter dúvida nenhuma sobre um assunto desse?? Só sabe realmente quanto a gente tem a circular, o convite nas mãos. Ela sabe o que é bruxa, o que é princesa, mal sabe o que é fada (só sabe quem é a Tinkerbell mas nem faz ideia de que ela é fada) e mais, hoje ficamos sabendo que ela sabe que o príncipe se casa com a princesa (virou pro Diemerson e disse: Ô príncipe, você quer se casar comigo? Eu sou uma princesa!), mas acho que não sabe exatamente o que ela estaria comemorando no dia de hoje na escola. Acho que na cabeça dela ia ser muito legal ela se vestir de num sei o que e chegar lá e ver seus amigos vestidos de num sei o que também e seria isso, seria essa a diversão dela. A gente que tem crianças se depara com um cada tipo de situação como quando dar o primeiro brigadeiro, quando dar um pedaço de pizza, quer dizer, são fases que vêm dia após dia e a gente que ama o filho da gente acha que nunca isso vai acontecer e quando acontecer a gente vai ser supermãe e vai saber sempre como lidar com essas situações novas pra gente. Na teoria é uma coisa, na prática é outra totalmente diferente. Existe mãe planejada, afinal? Do tipo que fala "tenho o controle da situação seja ela qual for"? Sei não, duvido. Só sei que foi esse o assunto que me tomou esses dois dias. Sou péssima mãe se levasse a Bia a um "evento" desse? Num sei. Só sei que ela não foi e pode ser que quem tenha mais sentido por ela não ter ido fui eu. Talvez por eu nunca ter ido a uma festa de dia das bruxas.....
Beijossss!!!

2 comentários:

Hítalla Fernandes disse...

Interessante isso amiga.
Sabe no q pensei? E as festas/sociais temáticos que fazíamos na igreja e em encontro com jovens? Só pra pensar...será q por ser criança é tão ruim e qdo crescemos deixa de ser ruim pq sabemos de fato o q fazemos?

Você fez o q achou melhor dentro da sua condição de mãe e tenho certeza q essa foi apenas a primeira festinha de criança q vc enfrentará e q logo chegará minha vez...rsrs.

Quando agimos com nossas filhas, pensamos sempre no q eh melhor, e se errarmos ainda teremos com a graça de Deus outras oportunidades para acertar. =]

Bia é uma menina linda e super esperta, muitas e muitas perguntas sem pé nem cabeça (pra gente) ainda serão feitas. E fico pensando qdo chegar minha vez...ai q meda!!

Vc é 10, parabéns pela criação q tem dado a Bia junto com seu esposo/ agora principe da Bia...=]

Bjo grande,
Fiquem com Deus

Elene Lima Armond de Melo disse...

Cada um sabe (ou pensa) que sabe o que é melhor para os filhos. A gente nunca sabe se tah errando ou acertando e assim nós vamos, em busca do "melhor". Eu que estou procurando escola pros meus, adorei o post. Fiquei pensando em quantas dessas mais a gente vai se meter. Responsa de pai e mae que a gente nem sabia que existia...rsrsrsrs.
Beijo enorme.
Quando eu crescer quero ser mae que nem vc! Super dedicada!!!