Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Já dizia o Capitão Planeta: O poder é de vocês...es...es...

Pular Corda

Brincadeira que emagrece



"O homem bateu em minha porta

E eu abri

Senhoras e senhores, ponha a mão no chão

Senhoras e senhores, pule de um pé só

Senhoras e senhores, dê uma rodadinha

E vá pro olho da rua"

Quem conhece o verso acima certamente já praticou, mesmo sem saber, um dos exercícios de solo mais completos que se conhece. Atividade física excelente para se adquirir coordenação motora, resistência muscular e melhora do condicionamento cardiovascular, pular corda é uma brincadeira antiga, muito praticada pelas 'baixinhas', mas que pode ser grande aliada para a saúde das 'altinhas' e dos 'altinhos'.

Barata, divertida, de fácil acesso e eficaz, a brincadeira está saindo da infância e invadindo o mundo adulto. Nos últimos tempos, a atividade vem se tornando a vedete de algumas academias, estando sempre presente nas aulas de ginástica e de musculação. Além disso, a modalidade também tem sido usada com frequência por atletas de alto rendimento, que querem aprimorar a capacidade física, principalmente os que trabalham muito com os pés, como jogadores de futebol, tenistas e boxeadores.

Segundo especialistas, a procura pela corda, atividade que trabalha com grandes grupos musculares, se deve a diversos fatores, já que o exercício é comprovadamente benéfico para a saúde, contribuindo, inclusive, para a prevenção de algumas doenças, como a osteoporose.

Entretanto, o que muita gente não sabe é que, além de tudo, pular corda aumenta a flexibilidade e o equilíbrio do corpo e ainda ajuda a queimar as gordurinhas localizadas, afinando a silhueta e tonificando os músculos do 'pulador'.

ADEUS CALORIAS - Para alegria de muita gente, principalmente de quem quer se manter em forma, a boa notícia é que uma hora pulando corda queima cerca de 900 calorias. Isso significa que cada minuto saltitado elimina 15 das tão indesejadas calorias.

Porém, quem se animou com a novidade deve também saber que pular corda é um exercício simples, porém muito intenso e cansativo, principalmente para os sedentários.

Por isso, não se deve esperar que as primeiras sessões durem muito tempo. A recomendação dos profissionais de Educação Física é que, no início, o exercício seja praticado por pouco tempo, com vários intervalos de descanso. O indicado é, por exemplo, após fazer o aquecimento --principalmente dos membros inferiores e das costas--, pular um ou dois minutos e descansar 30 segundos. Repetir a dose algumas vezes e parar quando estiver ofegante.

Na primeira semana, segundo os especialistas, cinco minutos diários são suficientes. Na segunda, dez minutos resolvem. E assim sucessivamente. Uma média para se obter resultados positivos é pular de 100 a 120 vezes por minuto.

EQUIPAMENTO - De acordo com os praticantes, as melhores cordas são as feitas de plástico e vinil. Aquelas feitas de nylon, couro ou sisal, segundo os atletas, são muito leves e podem até causar acidentes.

Outro detalhe importante para a prática da modalidade é a escolha de um calçado apropriado, que absorva o impacto da atividade. Depois disso, é só pular para entrar em forma, melhorar o condicionamento físico, ajudar a prevenir doenças e, claro, queimar as gordurinhas.

Milagre? Não. Apenas brincadeira de criança...


É isso, faço do meu blog uma espécie de diário sobre a minha meta rumo ao corpão!!

Beijos em todos!!

0 comentários: